Xbox Series S: Novas informações revelam o quão poderoso o novo console será

Xbox Series S: Novas informações revelam o quão poderoso o novo console será

  • Post Author:
  • Post Category:games

Supostas especificações de Xbox Series S foram divulgadas

Com o lançamento dos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X de próxima geração cada vez mais próximos, mais detalhes e rumores estão gradualmente vazando sobre o desempenho dessas máquinas tão esperadas. Nesta terça-feira (18), o famoso jornalista Tom Warren, do site The Verge, revelou em seu Twitter oficial o que pode ser a especificação do Xbox Series S, suposto console da próxima geração de baixo custo da Microsoft.

A revelação trouxe notícias positivas e negativas para quem está considerando comprar o Xbox Series S. A boa notícia é que o CPU é relatado como o mesmo, um CPU AMD Zen 2 de 8 núcleos capaz de rodar a 3,8 GHz. A RAM será GDDR6 em ambas as máquinas, e ambas incluirão uma unidade de PCIe 4.0 para armazenamento. No entanto, aqueles que esperam um orçamento de jogos de 4k provavelmente ficarão desapontados, pois acredita-se que a máquina de custo mais baixo tenha potência gráfica muito reduzida, mais adequada para jogos de 1440p.

Embora ambas as máquinas utilizem chips AMD baseados em RDNA 2, espera-se que o Xbox Series S tenha menos da metade das unidades de computação (CUs) do Xbox Series X; com 20 CUs em comparação com 52 CUs, que funcionarão a uma velocidade ligeiramente mais lenta, cerca de 1,55 GHz em comparação com 1,825 GHz. Além disso, o Xbox Series S terá menos RAM, com 10 GB contra 16 GB no Xbox Series X. Se ambos os conjuntos de RAM rodarão na mesma velocidade ainda não se sabe.

Produto mais econômico teria ausência do leitor de discos

Outro detalhe envolvendo o Series S seria a ausência de leitor de discos, semelhante ao modelo do PlayStation 5 mais barato. Apesar da popularidade dos jogos baixados no console e no PC, muitos jogadores ainda não gostam da ideia de uma máquina não poder rodar jogos em discos; já que os coloca à mercê de uma única loja de jogos, ao invés de ter uma escolha de mercado mais ampla. Um fator atenuante, no entanto, pode ser o grande foco no serviço de assinatura do Xbox Game Pass, voltado para uma aquisição “barata” de jogos nos serviço online da Microsoft.

Embora os jogadores avançados estejam buscando resoluções de 4k e até 8k, para o jogador médio, 1440p é uma resolução perfeitamente aceitável; particularmente se as taxas de quadros também conseguirem permanecer consistentemente altas. De fato, a falta de uma unidade de disco, entretanto, provavelmente tornará o Xbox Series S um impedimento para alguns jogadores, a menos que a Microsoft possa oferecer um preço convidativo de lançamento ou atrair esses jogadores para seu serviço Xbox Game Pass.

Certamente, esse cuidado da Microsoft em potencialmente lançar um console “next-gen” acessível mostra uma estratégia da companhia em vender para um público que não poderá comprar os consoles mais potentes no lançamento, democratizando o acesso ao universo gamer.

fonte comboinfinito.com.br