Xbox Series S terá tamanho de jogos reduzidos para economizar espaço no SSD

Xbox Series S terá tamanho de jogos reduzidos para economizar espaço no SSD

  • Post Author:
  • Post Category:games

Xbox Series S pode ter jogos até 30% menores para poupar espaço na SSD

Uma das razões pelas quais alguns jogadores hesitam em comprar as versões apenas digitais de consoles de última geração, seja o Xbox Series S ou o PlayStation 5, é por conta de alguns pontos do hardware – sendo um deles o armazenamento interno, já que o espaço rígido parece bastante menor quando se considera o fato de que os tamanhos dos arquivos só aumentam com o passar dos anos.

Este problema potencial foi ainda mais enfatizado com a notícia de que o Xbox Series S terá apenas metade do espaço de armazenamento do Xbox Series X, sendo 512 GB contra 1TB, respectivamente. No entanto, uma entrevista recente com Jason Ronald, Diretor de Gerenciamento de Programas do Xbox, revelou por que a Microsoft não vê isso como um problema.

No Series S, espera-se que os tamanhos de instalação do jogo acabem aproximadamente 30% menores do que no Series X. Os jogos menores são resultado da resolução menor que será oferecida pelo console: enquanto este foca em uma experiência 1440p a 60fps, o Series X foca em 4K e 60 fps. Isso significa que o console fará uso de pacotes de textura de resolução menor e, portanto, haverá menos dados consumindo esse precioso espaço de armazenamento.

“Com uma meta de desempenho de 1440p a 60 fps, nossa expectativa é que os desenvolvedores não enviem seus mipmaps de mais alto nível para o Xbox Series S, o que reduzirá o tamanho dos jogos”, disse Ronald.

O executivo, no entanto, ressalta que essas decisões estarão “nas mãos do desenvolvedor”, o que sugere que o tamanho das versões de jogos deve variar entre produtoras e publishers.

Confira o comunicado:

“Há algum tempo temos essa tecnologia que permite aos desenvolvedores escolher de forma inteligente quais ativos instalar em quais dispositivos estão jogando. Portanto, a flexibilidade está nas mãos dos desenvolvedores para garantir que os ativos certos estejam disponíveis”

Em um vídeo que mergulha mais fundo na arquitetura e nas especificações do Xbox Series S, Ronald explicou que os desenvolvedores usam uma série de técnicas, como dimensionamento de resolução para otimizar seus jogos para vários perfis de desempenho. O cenário típico é que os desenvolvedores possam otimizar suas criações para 4K no Series X e, em seguida, reduzir a resolução de renderização para a Series S, sem fazer mudanças fundamentais em outros recursos de próxima geração do jogo.

No Xbox de próxima geração, o SSD e as placas de expansão trarão desempenho geral aprimorado não apenas para os jogos da Series X/S; mas também para os títulos originais do Xbox, Xbox 360 e Xbox One. Os jogos se beneficiarão de tempos de carregamento visivelmente mais rápidos; e o recurso Quick Resume do novo console permitirá que os jogadores alternem facilmente entre vários jogos e continuem de onde pararam.

fonte comboinfinito.com