PS3, PSP e PS Vita perderão acesso à PS Store nos próximos meses, segundo relatório

PS3, PSP e PS Vita perderão acesso à PS Store nos próximos meses, segundo relatório

  • Post Author:
  • Post Category:games
Lojas digitais do PS3, PSP e PS Vita serão encerradas em 2021, diz site

Sony pode fechar permanentemente a loja digital dos consoles PlayStation 3 (PS3), PSP PS Vita em breve. De acordo com informações obtidas pelo site The Gamer, a empresa pretende encerrar a PlayStation Network e fechar a PlayStation Store nas demais plataformas a partir de julho. Isso significa que os clientes que usam esses consoles não poderão mais comprar conteúdo digital atualmente disponível para esses sistemas.

As vitrines digitais permitem que os jogadores comprem novos títulos online e os baixem em seus sistemas. Isso se tornou uma prática comum durante a sétima geração de consoles, que consistia no PS3, Xbox 360 e Nintendo Wii. À medida que fabricantes, editores e desenvolvedores passam para novos sistemas, eles lentamente cortam o suporte para funcionalidades online em produtos mais antigos, como a recente perda do suporte ao Nintendo Wii e ao 3DS. Isso se torna uma preocupação maior quando acontece com jogos online e, pior, para lojas digitais inteiras.

Segundo o site, as lojas digitais do PS3 e do PSP serão fechadas no dia 2 de julho e a loja do PS Vita encerrará as atividades no mês seguinte, em 27 de agosto. No mínimo, isso dará aos jogadores muito tempo para se prepararem para a descontinuação das lojas, e é provável que haja descontos maciços nas vendas finais para os sistemas. Assim, uma vez que essas lojas tenham fechado, os proprietários desses consoles não poderão mais comprar jogos ou DLCs para esses sistemas digitalmente.

E agora?

Vale lembrar que a PS Store já havia sido encerrada para o PSP em 2016, mas o conteúdo desta plataforma ainda podia ser comprado por meio do PS Vita, via retrocompatibilidade. Se o rumor se confirmar, isso não será mais possível. Até o momento, a Sony não confirmou o fechamento das PlayStation Store do PS3 e de seus portáteis, mas um comunicado oficial deve ser feito até o final deste mês de março. Esperamos pela notícia oficial, com o detalhamento de como ficará o conteúdo digital de quem consumiu games e DLCs nos antigos aparelhos da Sony.

O rumor indica, porém, que as lojas não irão eliminar o acesso completo a conteúdos já comprados. Quem comprou e baixou games no passado ainda poderia baixar quantas vezes necessário, usando um dos aparelhos citados – algo que já acontece no PSP, por exemplo. No entanto, a ideia da Sony seria focar seus esforços em melhorar a loja e ofertas de conteúdo para PS4 e PS5, seus aparelhos mais recentes. Em todo caso, resta aguardar por notícias oficiais. 

Fonte: www.thegamer.com